Sabe-se que um dos papeis das
instituições educacionais são: o respeito às diferenças e os diferentes, assim
como, a ampliação dos acessos aos direitos dos alunos às diversas linguagens de
expressão e comunicação. Também, às ciências, às artes, à cultura e às
tecnologias de comunicação e informação, com vistas à construção da autonomia
crítica do aluno junto à sociedade.
É
fato que as instituições educacionais estão permeadas de tecnologias. Com um
olhar um pouco mais atento é possível percebê-las no cotidiano de professores e
alunos. São inegáveis as possibilidades, assim como os desafios, do uso destas
tecnologias como ferramentas potencializadoras e integradoras na produção do
conhecimento.
Já não se trata exatamente de utilizar-se ou não dos meios de comunicação
na escola, uma vez que eles compõem o fazer e o pensar de alunos e professores.
Trata-se, isso sim, de nos perguntarmos de
que modo a escola pode cumprir seu objetivo maior - formar cidadãos
críticos - a partir dessa nova
realidade (BACCEGA, 2002, p.9). Grifos da autora.
Neste sentido, a Secretaria Municipal
de Educação (SME), por meio do Departamento Pedagógico (DEPE), por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), em parceria com o
Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE) e a Secretaria de Ciência e
Tecnologia (SETEC), realizam IV Simpósio de Educação e Tecnologia.
A
quarta edição do Simpósio de Educação e Tecnologia, realizada em 2014, apresenta-se
como principal objetivo propiciar um espaço em que se percebe (discute)
possibilidades que viabilizem a aquisição do conhecimento, explicitado no
Currículo, por meio de diferentes Recursos Tecnológicos.
Objetivos específicos
· Propiciar reflexões teóricas, metodológicas e
práticas acerca do uso das TIC na educação, por meio de ações que articulem um
processo de sensibilização, mobilização e formação.
· Contribuir para a ampliação da inclusão
digital da comunidade escolar, dinamizar e qualificar os processos de ensino e
aprendizagem.
· Refletir
sobre as contribuições das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
· Considerar a escola como um espaço
privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do
conhecimento.
BACCEGA, Maria Aparecida. Meios de comunicação na escola.
Comunicação & Educação, São Paulo, ano IX, n. 25, p. 7 -15, 2002.
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