Apresentação

Sabe-se que um dos papeis das instituições educacionais são: o respeito às diferenças e os diferentes, assim como, a ampliação dos acessos aos direitos dos alunos às diversas linguagens de expressão e comunicação. Também, às ciências, às artes, à cultura e às tecnologias de comunicação e informação, com vistas à construção da autonomia crítica do aluno junto à sociedade.
É fato que as instituições educacionais estão permeadas de tecnologias. Com um olhar um pouco mais atento é possível percebê-las no cotidiano de professores e alunos. São inegáveis as possibilidades, assim como os desafios, do uso destas tecnologias como ferramentas potencializadoras e integradoras na produção do conhecimento.

Já não se trata exatamente de utilizar-se ou não dos meios de comunicação na escola, uma vez que eles compõem o fazer e o pensar de alunos e professores. Trata-se, isso sim, de nos perguntarmos de que modo a escola pode cumprir seu objetivo maior - formar cidadãos críticos - a partir dessa nova realidade (BACCEGA, 2002, p.9). Grifos da autora.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento Pedagógico (DEPE), por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETEC), realizam IV Simpósio de Educação e Tecnologia.
A quarta edição do Simpósio de Educação e Tecnologia, realizada em 2014, apresenta-se como principal objetivo propiciar um espaço em que se percebe (discute) possibilidades que viabilizem a aquisição do conhecimento, explicitado no Currículo, por meio de diferentes Recursos Tecnológicos.

Objetivos específicos
·       Propiciar reflexões teóricas, metodológicas e práticas acerca do uso das TIC na educação, por meio de ações que articulem um processo de sensibilização, mobilização e formação.
·       Contribuir para a ampliação da inclusão digital da comunidade escolar, dinamizar e qualificar os processos de ensino e aprendizagem.
·        Refletir sobre as contribuições das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

·   Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento.


BACCEGA, Maria Aparecida. Meios de comunicação na escola. Comunicação & Educação, São Paulo, ano IX, n. 25, p. 7 -15, 2002.

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