quinta-feira, 20 de novembro de 2014

  • Prefeitura de Goiânia lança plataforma de ensino no IV Simpósio de Educação e Tecnologia.



Escrito em 20/11/2014 13:45
Momento de formação continuada para professores possibilita debater, refletir e socializar práticas pedagógicas a partir do uso de ferramentas tecnológicas

A manhã de estreia do IV Simpósio de Educação e Tecnologia, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação (Setec), que ocorre até amanhã, 21, às 17h30, no teatro da Universidade Paulista (Unip), reuniu mais de 600 professores. Eles assistiram, em primeira mão, à apresentação do Guia Digital 1.0 da rede municipal e puderam debater sobre aquisição do conhecimento por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos.

“A cada ano, este momento se consolida como um espaço de discussão e troca de experiências sobre o uso das novas tecnologias nos processos de ensino aprendizagem. Como o nosso objetivo é priorizar as práticas pedagógicas, trabalhamos intensamente em um programa, planejado de forma sistematizada, que pudesse orientar as atividades no ambiente informatizado, mesmo aqueles que não são dotados de internet. Este é o Guia Digital 1.0”, ressaltou o chefe do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da SME, Divino Alves Bueno.

Vanderlan Freitas Moura Sobrinho, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Setec, destacou a importância do professor na formação integral do educando e reconheceu os deveres do poder público para com as escolas. “Não acredito que as tecnologias cheguem a substituir o educador, mas é bastante verdade que elas podem tornar o ensino engessado, o qual conhecemos, muito mais atrativo e envolvente. Enquanto poder público, temos que perceber a urgência em ampliarmos experiências - como essa apresentada hoje pelo NTE/SME - para que se tornem realidade em toda rede. É nosso dever e, mesmo esbarrando em burocracias, nos empenhamos para levar isso para todos os educandos”, explicou.

Vitrine digital
Concomitantemente ao IV Simpósio, ocorre, no hall do teatro da Unip, das 8h30 às 17 horas, a II Mostra Pedagógica: Educação e Tecnologias. Evento reúne exposições de trabalhos de instituições educacionais da rede municipal, que foram desenvolvidos a partir de ferramentas digitais, no ano de 2014. A votação da melhor iniciativa ocorre com a contribuição dos participantes, que podem integrar a equipe de jurados por meio da votação popular.

Para Renata Araújo de Morais Lopes, professora e orientadora do Projeto “Leitura + Tecnologia = Evolução”, da Escola Municipal Jardim Nova Esperança, o envolvimento, desde cedo, com os aparelhos tecnológicos, estimulam o desenvolvimento cognitivo da criança, que terá mais facilidade no aprendizado. “O mundo em que elas vivem privilegiam as tecnologias da informação e comunicação, por isso, quando apresentamos um conteúdo utilizando estes meios, estamos tornando a aula algo mais natural, falando a linguagem dos alunos”, comentou.

A programação do Simpósio, o qual conferirá certificado de 16 horas/aula a todos que alcançarem no mínimo 75% de presença, segue com apresentações culturais, palestras, mesas redondas e conferências sob a ótica do tema “Currículo, tecnologia e conhecimento”. Também está prevista a premiação do II Concurso de Blog Educacional.

Por Juliana Barcelos, da editoria de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação

Professores, coordenadores e apoios pedagógicos participaram da abertura do IV Simpósio


SME lança plataforma digital offline para orientar práticas em ambientes informatizados


Alunos e professores explicam projetos na II Mostra Pedagógica: Educação e Tecnologias






http://www.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=4813&fn=true




Nenhum comentário:

Postar um comentário